Preço exclusivo para
reservas directas

Troia

AMBIENTE ÚNICO, PERFEITO PARA ESTAR EM FAMÍLIA…

A península de Troia é, na verdade, uma gigantesca duna de areia, que se foi formando ao longo de milhares de anos, com o Oceano Atlântico a poente e o Estuário do Sado a nascente. Esta localização única confere-lhe uma enorme riqueza do ponto de vista ambiental. Neste enquadramento privilegiado, com ambientes de praia, dunas, sapal, estuário e pinhal, surgiu o TROIA RESORT um projeto onde a salvaguarda e a valorização do património ambiental foram consideradas como fatores diferenciadores.

O QUE FAZER

SABIA QUE !?

Até à data foram inventariadas mais de 600 espécies na área, entre flora, aves, mamíferos, répteis, anfíbios e organismos que vivem na zona entre-marés. Explore dois trilhos distintos que lhe vão permitir conhecer a península de uma forma única.

 

O reconhecimento da riqueza do património ambiental de Tróia não foi no entanto recente, pois a existência de um sítio romano na península, que inclui uma zona urbana e industrial (fábrica de salga de peixe), demonstra que os romanos já tinham noção do enorme potencial deste local.

 

A presença de espécies como o roaz-corvineiro e o morcego-rabudo é demonstrativa da importância ecológica deste local. A população de roaz-corvineiro que utiliza o estuário do Sado é a única residente num estuário no nosso País e um dos poucos exemplos de populações costeiras residentes na Europa, o que faz deste estuário um local privilegiado e único.

Gestão Ambiental Reconhecida

O desenvolvimento do TROIA RESORT foi acompanhado pela implementação de um sistema de gestão ambiental que, progressivamente, englobou as actividades de projecto, construção e exploração e que se encontra certificado de acordo com a norma ISO 14 001 e registado no EMAS, um caso pioneiro para resorts em Portugal. No âmbito desta certificação incluem-se por exemplo as unidades Aqualuz, o campo de golfe, a marina, as praias, a área florestal e as infraestruturas associadas.

Sustentabilidade do Projecto

A requalificação urbana e ambiental da península de Troia implicou a demolição de 40% dos edifícios existentes, incluindo duas torres. Dos edifícios a ser demolidos, foram retirados todos os materiais e equipamentos reutilizáveis e reciclados 99,5% dos resíduos gerados, incluindo os de betão resultantes das demolições, que foram reutilizados nas obras de urbanização do TROIA RESORT. No Aqualuz e no TROIA GOLF destaca-se a instalação de parques solares fotovoltaicos, que evitam a emissão de cerca de 19 toneladas de CO2 anuais.

 

A requalificação dos acessos às praias passou pela construção de passadiços sobrelevados, fundamentais na protecção das dunas. Foram ainda utilizadas areias retiradas na bacia da marina para realimentação das praias e protecção das ruínas romanas de Tróia.

 

É ainda incentivado o uso de modos de transporte amigos do ambiente, coma disponibilização de condições ideais para o uso de bicicleta, nomeadamente uma ciclovia com 5,5 km de extensão e de um posto de carregamento para veículos eléctricos.

Ofertas

  • Aqualuz Troia Family Hotel & Apartments

    Outono

    Desde/60€
    Saber mais
    Outono